Por que uns post ganham mais engajamento do que outros?

Você já deve ter tentado fazer o mesmo post em horários diferentes ou usar aquele bom horário para publicar algo que geralmente não gera tanto engajamento.
Mas acaba concluindo que nem mesmo isso tem te ajudado?

Vou me permitir lhe fazer uma outra pergunta.
Dentre todos seus fãs, seguidores e assinantes, quantos desses você sabe qual seu contato de email?
Menos de 2%!

Eu te explico o por quê.
O que ocorre com o seu perfil nas redes sociais acontece com outros diversos perfis que não entenderam ainda qual a real função de uma rede social.
Vamos lá!

Vejamos 5 fatores que estão reduzindo o seu engajamento:

1) Sua rede social tem muitos amigos, funcionários, parente de funcionário, conhecidos seus e de seus funcionários e seus clientes. Ou seja, tem poucas pessoas ali realmente pensando em comprar o que você vende.

2) Você esta tentando todas as etapas do funil em uma única timeline. Entenda que mesmo conhecendo quem está ali, você não sabe a real posição que ela se encontra em seu funil de vendas. Por isso alguns conteúdos significativos geram mais engajamento, dentre eles: Fachada da empresa e grupo de funcionários.

3) Uma ressalva para aqueles perfis criados exclusivamente para vender algum produto. Esses tendem a gerar melhores resultados. E você já entendeu o motivo, eles foram criados para isso, diferente do perfil da sua empresa que ora publica uma ação de endomarketing, ora publica um produto que acabaram de lançar.

4) Você precisa adotar outras ferramentas, buscar integrar seu marketing com suas estratégias comerciais. Assim, cada ferramenta da comunicação, seja ela rede social, email, anúncio e tudo mais estará alinhado com o seu funil de vendas, que agora chamamos de funil do marketing.

5) Respeite o ciclo da venda. Se seus produtos ou serviços levam 60 dias para se converter em venda, não tente publicar o novo produto e já atrelar o relatório de vendas daquele mesmo mês.

Redes sociais cumprem um papel importante na relação empresa – cliente, mas não podemos ofuscar a realidade, seu perfil pode ser muito menos comercial do que você imagina, sendo assim não terá tanto engajamento.
Fique atento, peça sempre relatório e não vire as costas para outras ferramentas, elas podem ser mais lucrativas, baratas e fáceis de mexer do que esse tanto de rede social que você decidiu aderir para a sua empresa.

Quer saber mais sobre as soluções para engajamento e conversão? Acesse: http://www.casainterativa.net/inbound-marketing.

 

Raphael Valongo

Diretor Executivo

Casa Interativa

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.