Dicas para ter um site de sucesso

Ter um site é fundamental para qualquer negócio, pois sem ele, os clientes terão dificuldade de te encontrar, além de limitar as ações de marketing digital, afinal ele é essencial para campanhas de SEO e Adwords.

Apesar de cada site ter uma necessidade especial, para atender objetivo, necessidades e personalidade da empresa, é possível estabelecer algumas diretrizes básicas, que otimizarão sua página na web.

Defina o mercado – Ter em mente qual o cenário que atua é fundamental para entender as necessidade e perfil do seu público-alvo, assim a estrutura do site atenderá as necessidades de navegação do usuário.

Análise de concorrente – Conheça seus concorrentes, avalie pontos fortes e fracos, assim você terá em mãos as informações necessárias para estabelecer uma estrutura acertada para sua página.

Blog com periodicidade – Caso opte por ter um blog ou notícias no seu site, ele precisará ser alimentado, assim seu cliente terá em seu site fonte de informação e referência, além de mostrar que seu site está em constante atualização, isso resulta em mais acessos em seu site.

Contatos – Facilite que seu cliente entre em contato com você, então disponibilize seu telefone, e-mail, endereço e redes sociais, além do formulário de contato.

Interação – É fundamental para gerar audiência no seu site, então permita que o usuário comente textos no blog, qualifique produtos e tire dúvidas.

Principais informações na Home – Deixe claro o que é seu negócio, produtos, promoções, ou informações prioritárias, assim que seu site for acessado, os dados mais relevantes para seu cliente devem estar “à mão”, para que ele seja direcionado de forma correta.

Texto objetivo, claro, coerente e correto – O conteúdo não pode ser extenso, mas deve ser de fácil entendimento e sem erro de português.

Não use contador de visitas – Existem ferramentas que contabilizam acesso, mas isso é informação que deverá ser usada por quem administra o site, para medir os resultados, como a taxa de conversão em relação às visitas, assim ajustar conteúdo conforme necessário.

Idiomas – Se seu site tem público em outros países, tenha versões traduzidas do seu site, nas línguas mais usadas, tenha um profissional capacitado para fazer corretamente

Responsividade – O site automaticamente se adapta no dispositivo do usuário, podendo ser um PC, smartphone, tablet, dentre outros, isso faz que sua página seja visualizada de qualquer aparelho, sem prejudicar a marca e conteúdo.

Não use imagens pesadas – Isso deixa seu site pesado, dificultando a navegação, mas elas devem ter qualidade.

Jamais use música – Por último, mas não menos importante, nunca coloque música em seu site, principalmente se seu mercado não for o musical, essa função pode passar a sensação de amadorismo, você pode não acertar o gosto musical do seu cliente, precisa de direitos autorais, são inúmeros os motivos que podemos te dar para deixar essa função de lado.

 

Rodrigo Fleury

Desenvolvedor Sênior

Casa Interativa

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.