Como o co-marketing pode ampliar seus resultados

O co-marketing nada mais é do que unir a forças na realização de ações de marketing que favoreçam as partes envolvidas na ação, ou seja, é uma ação conjunta com empresas que possuem o mesmo público que o seu, mas que não seja um concorrente direto, e com os mesmos interesses.

Ao realizar ações conjuntas as empresas conseguem ampliar o seu alcance, ao trabalhar em duas bases diferentes de leads, além de conseguir causar um maior impacto e melhores resultados, do que se estivessem sozinhas.

 

Começando as ações

1. Escolha o seu parceiro:Antes de mais nada é preciso escolher os seus parceiros de co-marketing. O ideal é escolher empresas que tenham produtos ou serviços que sejam complementares ao que você já oferece. É sempre importante em ações conjuntas que a relação estabelecida gere ganhos para as duas partes, no co-marketing não é diferente, cada parte precisa oferecer algo, que de fato contribua para a estratégia, a fim de evitar desgastes na relação. O parceiro para ações de co-marketing precisa ter algumas características que possam garantir o sucesso das ações, para isto é preciso considerar:

  • Qual o tamanho da audiência do parceiro
  • Ele precisar ter conhecimento e oferecer conteúdo relevante
  • Ele precisar ter certa relevância para o mercado com o qual você deseja se comunicar.

2. Planejamento em conjunto:é preciso que as duas partes se envolvam no processo do planejamento. Neste ponto é onde se descobrirá como os pontos fortes de cada uma das partes irá fazer com que a estratégia funcione par ambos. Também é neste estágio que serão definidas as responsabilidades e os resultados esperados. O planejamento também irá ajudar a definir uma agenda em comum, conciliando as ações das áreas de marketing e vendas das duas empresas. Um cronograma básico do planejamento envolverá:

3. Execução: Depois de planejado e produzido o material é hora de colocar a estratégia em ação. Neste ponto é importante lembrar que as duas partes possuem responsabilidade no alcance dos resultados e cabe a ambos investir tempo e esforço para tal.

 

 

As ações de co-marketing não são específicas para o inbound marketing, este conceito pode ser levado para as ações de outbound marketing com o mesmo objetivo de maximizar os resultados com a possibilidade de alcance um número maior de clientes em potencial.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.